segunda-feira, 3 de junho de 2013

Vereador Cleber Ceccon tem indicação Atendida

O Vereador Cleber Ceccon apresentou na Câmara de Vereadores de Chapecó, INDICAÇÃO nº 443/2013,  datada de 22 de abril, para que a Prefeitura Municipal de Chapecó,  através da Secretaria  de Serviços Urbanos e Infraestrutura,  colocação de britagem na praça, no Loteamento Realeza no Bairro Seminário. 
Tal indicação se faz necessária devido as péssimas condições que se encontra a praça, impossibilitando a diversão das famílias do bairro, devido ao barro e poeira no local. Conforme ofício nº 046/2013 recebido em seu gabinete o Secretario Jayme Luiz Bordignon, informa ao Vereador, que o serviço já está agendado por equipe desta Secretaria, devendo ser executado após o próximo dia 30 de maio. Para o Vereador Cleber essa é mais uma conquista dos moradores que de forma organizada solicitaram a indicação para o Parlamentar. No entanto estaremos de olho para que de fato a britagem seja realizada, melhorando a vida daquela comunidade finaliza o Vereador.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Luciane e Cleber buscam informações da construção do novo CASE/Casep de Chapecó


A deputada estadual, Luciane Carminatti acompanhou o vereador Cleber Ceccon em uma conversa com a secretária de Estado da Justiça e Cidadania, Ada Faraco De Luca, para tratar da construção do presídio feminino de Chapecó, e da construção do Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) e do Centro de Atendimento Sócio Educativo de Chapecó (CASE).
De acordo com Ada de Luca as obras do presídio feminino estão previstas para iniciar no segundo semestre deste ano. A obra deverá estar concluída em 18 meses e com vagas para 240 detentas.
Já a construção do novo CASE/Casep está orçada em quase R$ 9milhões, mas para que as obras iniciem é necessário ter uma área adequada conforme o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Os municípios de Guatambu e Xanxerê disponibilizaram o terreno com a metragem necessária.  “Queremos manter o CASE/Casep em Chapecó, por isso, estamos tomando as providências necessárias para que isso aconteça”, explica a secretária.
A metragem da área deve ser de 50 mil metros quadrados, para abrigar uma edificação de até 17 mil metros quadrados. A deputada Luciane e o vereador Cleber colocaram seus mandatos à disposição para agilizar o início das duas obras, e principalmente, auxiliar para que a construção do novo CASE seja no município de Chapecó. “A maior demanda é em Chapecó, por isso, é importante mantê-lo aqui, até porque a Vara da Infância e Juventude está situada em Chapecó, facilitando o atendimento”, diz Luciane. Já Cleber, ressalta, a dificuldade de locomoção dos servidores e dos próprios infratores e suas famílias.  “Será um transtorno de locomoção para todos, por isso as instituições precisam permanecer em Chapecó”.

Foto:Projeto novo Case

terça-feira, 21 de maio de 2013

Prof. Cleber cobra informações sobre o Estacionamento Rotativo

O vereador Prof. Cleber apresentou ontem na Câmara o requerimento 128/13 em que solicita ao Prefeito Municipal de Chapecó – JOSÉ CLAUDIO CARAMORI e a Empresa Caiuá Assessoria Consultoria e Planejamento Ltda o envio Câmara de Vereadores de informações e documentos contábeis do exercício de 2012 demostrando a receita total obtida no estacionamento rotativo de Chapecó.
No mesmo requerimento, o vereador solicita quais são as despesas com a execução do serviço discriminando os gastos com pessoal, equipamentos, sinalização e o comprovante do salário pago para cada cargo do quadro de pessoal da empresa na efetivação do serviço. Cleber está preocupado e quer justificativa sobre o porquê do aumento de 20% na cobrança do estacionamento. Para o vereador, a forma como foi feito esse reajuste deixa a população mais preocupada ainda.
Por isso, buscamos justificativas aceitáveis, ressalta.  Baseado em que houve esse reajuste? Existe contrato da Prefeitura Municipal de Chapecó com a Empresa Caiuá? Se existe, que se envie cópia. Houve debate com os usuários para a realização do reajuste? Estamos aqui pra fiscalizar, nenhum aumento indevido deixaremos passar em branco. A sociedade quer esclarecimentos, finaliza Cleber.

Cleber visita Quedas do Palmital


O vereador Cleber Ceccon tem visitado lideranças sindicais, lideranças e entidades comunitárias, Associações, colocando o mandato a disposição para as demandas e pautas das mesmas e reafirmando os compromissos assumidos na campanha, de construir um mandato presente e participativo. 
Nesta segunda-feira, 20, esteve visitando lideranças do bairro Quedas do palmital. Na oportunidade, a comunidade levantou diversas demandas que vão ao encontro com as necessidades dos moradores daquele bairro. Entre elas destaca a instalação da Câmera de Vídeo monitoramento localizada na rua Olívio Lago. O poste e os equipamentos já estão no local e o que falta é o funcionamento da mesma. O vereador também identificou a falta de tubulação na rua Caetano Maggioni e desobstrução de boca de lobo na mesma rua; desnivelamento da rua Arno Fávero o que causa alagamento em residencias próximas; péssimas condições de trafegabilidade na rua Pedro Bordignon, corredor de ônibus, onde existe um enorme buraco foram outros problemas encontrados.
Para o Vereador Prof. Cleber é necessário discutir com a sociedade e as entidades as mais diversas demandas e necessidades das comunidades, afim de levar a discussão para a Câmara de Vereadores com o objetivo de solucionar esses problemas que beneficiará a população a ter uma melhor qualidade de vida e que a comunidade seja de fato atendida, destaca o Vereador.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Vereador Cleber Ceccon participa posse da Direção de Sindicato

O vereador Cleber Ceccon participou nesta quarta-feira (15), do almoço de posse da nova direção do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Chapecó Região. O evento ocorreu na comunidade de Colônia Cella. O vereador destacou em seu pronunciamento que está a disposição da entidade apoiando seus pleitos. 
“A luta em defesa da agricultura familiar também é compromisso do nosso mandato”, finalizou.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Venha para a UFFS!

Enem_2013
Está disponível uma nova oportunidade para os interessados em fazer parte de um curso de graduação em um dos cinco campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A porta de entrada para a UFFS é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado na quinta-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
Inscrição
O período para inscrição no Enem será aberto às 10h de segunda-feira (13) e segue até às 23h59 do dia 27 de maio. As inscrições devem ser feitas via site do Enem (ainda não disponível). O valor da taxa de inscrição será de R$ 35 e poderá ser paga via boleto até 29 de maio.
Estão isentos do pagamento da taxa os alunos que irão concluir o ensino médio em 2013 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar e os estudantes que se declaram membros de família com renda per capita de um salário-mínimo e meio. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha, que são indispensáveis para todo o processo do Enem, como realização da prova, obtenção dos resultados, participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (PROUNI).
Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.
O Pró-reitor de Graduação da UFFS, João Alfredo Braida, lembra que quem já concluiu o ensino médio também pode participar do Exame. “Qualquer pessoa pode prestar o exame, ele não serve somente para avaliar os concluintes do ensino médio. O Enem é uma grande oportunidade para quem quer ingressar no ensino público superior”, ressaltou.
Provas
O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro. O Enem é composto por 5 provas, uma discursiva (redação) e mais 4 provas objetivas, que avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio: - Ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia; - Ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia; - Linguagens, códigos e suas tecnologias: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação e; - Matemática e suas tecnologias: matemática.
A redação
A partir deste ano, três mudanças devem garantir uma correção mais rigorosa na redação do exame: a proibição do deboche, a exigência do domínio da norma culta para receber a nota máxima e a redução da discrepância máxima nas notas dos dois corretores para que a redação seja encaminhada por uma terceira avaliação independente.
Enem e UFFS
De acordo com Braida, é imprescindível que os interessados em entrar em algum curso da instituição prestem o Enem. “Atualmente oferecemos 38 cursos de graduação em cinco campi: Realeza e Laranjeiras do Sul (PR); Erechim e Cerro Largo (RS); e em Chapecó. Utilizamos o Enem como critério básico para seleção dos candidatos, por esse motivo é importante que todos leiam atentamente o edital, principalmente no que tange às novas regras, pois o Enem está sempre sendo aprimorado”, destacou.
Confira o edital do Enem.

Fonte: www.uffs.edu.br

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Audiências públicas nos cinco campi debatem desenvolvimento regional e papel da UFFS

Audincia

 Inicia na próxima sexta-feira (10) um ciclo de audiências públicas nos cinco campi da Universidade Federal da fronteira Sul (UFFS). Os eventos são organizados pelo Conselho Estratégico Social (CES) e tem como principais objetivos debater o papel da UFFS nas regiões de abrangência, bem como a forma de desenvolvimento desejada nessas comunidades. As audiências serão abertas à participação da comunidade universitária e externa e vão funcionar como preparação à II Audiência Pública da UFFS, a qual acontece no Campus Erechim, no dia 15 de junho.
Conforme Cleber Ceccon, presidente da Comissão Organizadora da II Audiência Pública e vice-presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS, as audiências preparatórias nos cinco campi vão possibilitar um maior envolvimento e participação das comunidades, já que os dados colhidos durante os encontros serão reunidos e as propostas encaminhadas para discussão na Audiência Pública em Erechim. “Dessa forma, acreditamos que será mais fácil organizar as atividades em torno de algumas propostas já consensuadas nos encontros nos campi”, avalia Ceccon.
Em relação ao momento para a realização das audiências públicas, o vice-reitor da UFFS, Antonio Inácio Andrioli, diz que uma das discussões recorrentes deve girar em torno da consolidação da instituição, depois de mais de três anos de funcionamento, ao mesmo tempo em que inicia o seu processo de expansão. Conforme Andrioli, estas perspectivas se fundem nas expectativas de desenvolvimento alimentadas tanto pela comunidade universitária, quanto pelas populações das regiões onde a UFFS está instalada. “Nessa ótica é importante que haja um conjunto de debates que tragam o fortalecimento das organizações sociais”, opina.
Cleber Ceccon também endossa a opinião do vice-reitor da UFFS. Para ele, “um dos papéis da Universidade é promover o desenvolvimento das regiões, mas numa perspectiva ética e sustentável. As audiências serão um momento privilegiado para tecermos um perfil do tipo de formação neste contexto de desenvolvimento”.

Agenda das Audiências Públicas preparatórias nos campi da UFFS

Campus Chapecó
Dia 10 de maio
Local: Auditório da Unidade Seminário
Horário: 19 horas

Campus Cerro Largo
Dia 10 de maio
Local: Auditório do Campus
Horário: 15h30min

Campus Laranjeiras do Sul
Dia 18 de maio
Local: Auditório do Campus Definitivo
Horário: 8h30min

Campus Realeza
Dia 21 de maio
Local: ASSESSOAR – Francisco Beltrão
Rua General Osório, 500 Caixa Postal 124
Horário: 9 horas

Campus Erechim
Dia 24 de maio
Local: Auditório do Campus
Horário: 19 horas

Fonte: www.uffs.edu.br

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Prof. Cleber visita grupo de idosos


 O vereador Prof. Cleber visitou nesta quinta-feira(02) o Grupo de Idosos União no Bairro Quedas do Palmital. Cleber participou do almoço mensal do grupo e aproveitou para ouvir os moradores sobre as necessidades da comunidade.
O grupo relatou que algumas estão depositando lixo em terrenos baldios e até mesmo no terreno da Associação dos Moradores sem autorização da mesma, colocando em risco a saúde dos moradores, tendo em vista, os constantes casos de dengue em Chapecó.

Outras necessidades apontadas pelos moradores é questão da saúde: falta de fichas para consulta, medicamentos e demora nos exames são problemas constantes na unidade de saúde.
Os idosos ainda apontaram a falta de alimentos para que o grupo possa realizar seus encontros. “Uma vez vinha comida em grande quantidade, hoje tudo é limitado que mal dá para o grupo passar o mês”, comenta uma das idosas presentes no encontro.
O Prof. Cleber aproveitou a oportunidade para andar pelo bairro e outras demandas da comunidade foram constatadas como as péssimas condições das ruas, iluminação, falta de lixeiras e ruas bloqueadas com obras em andamento sem sinalização.
Na próxima semana de sessões, o Prof. Cleber apresentará indicações referente a demanda da comunidade e cobrará do poder público agilidade para que os problemas encontrados sejam resolvidos.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pré Audiência UFFS


A Universidade Federal da Fronteira Sul, através do Conselho Estratégico Social realiza no mês de junho a II Audiência Pública para discutir Que Universidade? Para qual desenvolvimento?

No mês de maio acontece as pré audiências nos cinco campi da UFFS.
Em Chapecó acontece dia 10 de maio, às 19hs, no Auditório da Unidade Seminário.
Participe. Vamos juntos construir uma Universidade Pública e Popular!

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vereador Cleber visita obras do acesso da UFFS


Na tarde de ontem, o vereador Prof. Cleber visitou as obras do acesso na Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó.
Como vereador e vice-presidente do Conselho Estratégico Social da UFFS, o Prof. Cleber mostrou-se bastante preocupado com o andamento das obras tendo em vista que, o semestre letivo inicia no próximo dia 22. “O acesso não estará pronto de jeito nenhum até segunda e nem as obras do trevo de acesso ficará pronto”, argumenta.
O vereador volta a cobrar informações referente a emenda parlamentar do então Deputado Federal Claudio Vignatti em 2010 e confirmada a liberação em 26 de janeiro de 2011 para início das obras no acesso pavimentado à Universidade Federal da Fronteira Sul no valor de 1 milhão de reais e esse valor não foi utilizado. Além disso, a prefeitura vai gastar mais dinheiro público e vai elaborar um novo projeto de acesso.
Na próxima semana de sessões, o vereador colocará o debate sobre o acesso novamente na Câmara. “Organizamos uma audiência pública e o vice-prefeito se comprometeu com o acesso secundário para não comprometer o semestre letivo e nem esse estará pronto”, afirma.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Prof. Cleber quer solução para o falta de Transporte Coletivo



Na última quinta-feira(10), o vereador Prof. Cleber esteve reunido na comunidade da Cabeceira da Divisa com pais e alunos que necessitam de transporte escolar.
Segundo os alunos, há grande dificuldade em sair da sua comunidade e para pegar o ônibus na Linha faxinal dos Rosas, e mesmo assim, os alunos estudam na E.E.B Nelson Horostecki chegam sempre atrasados para o início das aulas pelo fato de que ônibus faz um trajeto longo até chegar na escola.
A reivindicação da comunidade é para que tenha uma linha exclusiva para os estudantes do Ensino Médio, o que facilitaria para todos. Hoje são em torno de 17 estudantes que necessitam do transporte escolar e por falta disso, alguns já desistiram das aulas.
Outro fator apontado pela comunidade é sobre os estudantes que estudam na E.E.B Tancredo Neves, que nos dias em que os alunos ficam o dia todo na escola em tempo integral, não há ônibus no final da tarde para que os estudantes possam voltar para suas casas.
Segundo o vereador Prof. Cleber, uma agenda de reuniões serão desenvolvidas durante esta semana com a Prefeitura, Regional de Educação, Empresa responsável, pais e alunos para que o problema seja resolvido o mais rápido possível para que nenhum estudante perca o ano letivo, conclui.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Prof. Cleber solicita informações sobre emenda para o acesso da UFFS

Na sessão de ontem(04), a Câmara de vereadores aprovou o requerimento 88/13 de autoria do vereador Prof. Cleber. O vereador solicita para que a Prefeitura encaminhe ao legislativo informações referente a emenda parlamentar do então Deputado Federal Claudio Vignatti em 2010 e confirmada a liberação em 26 de janeiro de 2011 para início das obras no acesso pavimentado à Universidade Federal da Fronteira Sul.
O vereador destaca que as informações são de grande importância, tendo em vista que, as constantes manifestações da UFFS e dos estudantes e com a suspensão do semestre letivo no Campus definitivo por falta do acesso pavimento tem gerado debates e questionamentos sobre esse valor que ainda não foi aplicado pela prefeitura.
O requerimento solicita informações sobre empenho da emenda, se já aconteceu e onde está este dinheiro. “O poder público muito tem justificado sobre o atraso nas obras do acesso e alegado por inúmeras vezes a falta de recurso, apenas queremos saber onde está esta emenda e o que foi feito com ela, acrescenta.

Conselho Municipal da Juventude


Preocupado com demanda existente em Chapecó, principalmente no diz respeito a falta de política pública para a juventude, o vereador Prof. Cleber organiza para a próxima semana, a primeira reunião com um grupo de trabalho afim de discutir a proposta de lei para a criação do Conselho Municipal da Juventude. 
A reunião tem por objetivo dar continuidade ao debate sobre as demandas apontadas na Câmara de Vereadores quando recebeu a diocese de Chapecó para falar da campanha da fraternidade 2013 com o tema juventude. A juventude é um setor estratégico para nossa cidade e precisamos dar apoio a este setor que representa hoje mais da metade população brasileira, justifica o Prof. Cleber.
Estamos vivenciando um momento importante na história do Brasil com o pleno funcionamento da Secretaria Nacional da Juventude e do Conselho Nacional da Juventude e é necessário aproveitar essas oportunidades e o apoio que governo federal tem dado a juventude para criar Conselho Municipal para que o mesmo possa cobrar e propor junto ao Poder Público Municipal ações, programas e projetos que venham ao encontro das necessidades da nossa juventude, argumenta Cleber.
O encontro acontecerá no dia 18 de abril, as 14hs no Plenário da Câmara de Vereadores e todas as entidades e movimentos representativas estão convidadas a participar. “Queremos construir a proposta do Conselho Municipal da Juventude em conjunto com os movimentos de juventude organizados em Chapecó e participação desses representantes se faz necessário tendo em vista que, são eles que convivem diariamente com a juventude e são os maiores conhecedores desta causa” afirma.

 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Prof. Cleber propõe construção de Cisternas



O vereador Prof. Cleber apresenta a indicação 332/13 no legislativo chapecoense na sessão de hoje 22/03 – Dia Mundial da Água.

A indicação propõe ao Executivo Municipal para que se crie programa de construção de cisternas para captar água da chuva em todas as edificações Públicas do município de Chapecó e também sugere que, a partir de 2013 todas as obras públicas adotem no projeto a construção de cisternas.

Para o vereador Prof. Cleber a água é um bem natural, fonte de vida e cada um de nós somos responsáveis pela manutenção com qualidade e abundância. As cisternas contribuem no aproveitamento da água da chuva podendo ser usada para lavar calçadas, em banheiros, regar plantas, grama etc., e o poder público precisa apresentar uma alternativa prevenindo consequentemente a falta de agua.

Segundo o vereador, as constantes estiagens atingem a nossa região e é preciso criar um processo de educação permanente com a nossa população para o aproveitamento e cuidado com a água, iniciando pelas edificações públicas da nossa cidade, finaliza.










quinta-feira, 21 de março de 2013

Vereador Prof. Cleber propõe construção de Biblioteca Municipal


O Vereador Prof. Cleber do Partido dos Trabalhadores apresentou na sessão de hoje a indicação 323/13 referente a construção da biblioteca municipal.
O vereador solicita ao poder público municipal o Projeto de construção da Biblioteca Pública Municipal com sede própria que se torne de fato um espaço de referência para a cultura da nossa cidade. Precisamos de um projeto como esse e construí-lo como uma alternativa agradável para pesquisa e leitura, de fácil acesso para toda comunidade chapecoense em especial eaos portadores de deficiencia, argumenta Cleber.
O local onde está instalada a biblioteca continua sendo um lugar desconhecido pela população, pouco divulgado nas escolas e na comunidade e a população não se sente atraida e nem estimulada a procurar o local. “Nesta nova biblioteca é necessário que possamos contar comuma equipe de profissionais qualificados, como bibliotecários, com condições de organizar melhor o espaço e atender bem a população” afirma.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Vereador Prof. Cleber propõe debate sobre a Campanha da Fraternidade


           A Câmara de Vereadores recebe no próximo dia 20/03 o Reverendíssimo Dom Manoel João Francisco - Bispo Diocesano de Chapecó, o Senhor Pe. Domingos Costa Curta - Coordenador Diocesano de Pastoral e a jovem Aline Ogliari – Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude para debate na sessão ordinária da casa legislativa.

            O debate acontece em cumprimento ao requerimento 36/13 de autoria do vereador Prof. Cleber do Partido dos Trabalhadores em relação ao tema da Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude que está sendo preparado e desenvolvido com o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is.6,8). A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil realiza anualmente o debate acerca de assunto de grande relevância para a sociedade e neste ano discute a temática da juventude.
A Campanha da Fraternidade deste ano se propõe a olhar para a realidade dos jovens em seus sofrimentos e angústias, especialmente dos jovens que mais sofrem com as mudanças constantes e com a exclusão social, reavivando seu potencial de participação e transformação de sua realidade atual. “A Câmara de vereadores precisa fomentar o debate e a promoção de todas as ações relacionadas com a nossa juventude que muitas vezes não se sente contemplada nas diversas esferas da política pública como a educação, o trabalho, a cultura etc., tornando-se um setor excluído do sistema que vivemos”, argumenta Cleber.
"Nosso mandato irá pautar também o debate com a juventude e nos próximos dias apresentaremos projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal da Juventude, como forma de contribuir ainda mais com esse setor importante da cidade", finaliza.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Vereador Cleber realiza Planejamento do Mandato



Aproximadamente 30 pessoas participaram no sábado, 09 de março, do Planejamento do Vereador Professor Cleber do PT.
Para o vereador, o planejamento se fez necessário, tendo em vista que o mandato tem caráter popular e coletivo. Ouvir as lideranças é importante para nos ajudar e definirmos coletivamente onde queremos chegar e o que iremos fazer como vereador em Chapecó.
A campanha eleitoral serviu também para apontar algumas diretrizes do nosso mandato, agora precisamos retomar as propostas de campanha e junto com o nosso coletivo apontar os caminhos que devemos seguir, acrescenta.
Além da equipe de assessores, nosso mandato é composto por uma coordenação política representada por professores, estudantes, lideranças comunitárias e sociais, na qual tem a tarefa de reunir-se semana para pensar o mandato, avaliar e propor ações visando contribuir com a nossa cidade.

O Planejamento foi monitorado pelo companheiro José Roberto Paludo – Secretário Geral do PT-SC e contamos com a ilustre presença da Vice-Presidente do PT Chapecó Dra. Angela Vitória , Alvete Bedin - Coordenadora Estadual do SINTE e do companheiro Renato Simões – Executiva Nacional do PT.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Vereador Prof. Cleber coordena Audiência Pública em que cobra agilidade nas obras do acesso da UFFS



Foto: Jaques de Toledo
Aconteceu na sexta-feira (01-03) na sede da ACAMOSC a Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores de Chapecó sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul.
 A audiência ocorreu em cumprimento ao requerimento 13/13 de autoria do vereador Prof. Cleber – PT e teve por objetivo debater sobre diversos assuntos, entre eles, a demora na conclusão do acesso pavimentado na UFFS. O encontro foi coordenado pelo vereador Prof. Cleber e contou com a participação do Reitor da UFFS Prof. Jaime Giolo, Vice-Reitor Prof. Antônio Andrioli, Vice-Prefeito e Secretário de Planejamento Luciano Buligon, Presidente do Diretório Central dos Estudantes Danyel dos Santos e da Deputada Estadual Luciane Carminatti onde tiveram tempo para exposição sobre o assunto da audiência.

Foto: Jaques de Toledo
Muitos estudantes se fizeram presente e ouviram atentamente as manifestações das lideranças políticas que reafirmaram a história e os compromissos que a UFFS tem em formar verdadeiros cidadãos. O assunto de maior pauta na Audiência foi o acesso pavimentado na Universidade. Mesmo o Vice-Prefeito justificando o atraso nas obras e a construção de um acesso secundário que está sendo viabilizado pela Prefeitura Municipal, lideranças e estudantes fizeram duras críticas pela forma com que o Poder Público Municipal tem trabalhado com essa demanda.

Para o vereador Prof. Cleber a audiência foi importante para esclarecer diversos assuntos ligados a UFFS. “Chapecó precisa se preparar e oferecer condições necessárias para a vinda do Curso de Medicina após ser aprovado pelo Ministério da Educação” ressalta. Sobre a questão do acesso pavimento os encaminhamentos da audiência ficaram muito claros: é necessário a fiscalização para que as obras realmente se iniciem na data anunciada e principalmente, a luta central é a viabilidade pelo acesso principal e que os investimentos e esforços sejam concentrados nesta obra, evitando gastos desnecessários ao poder público.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Professor Cleber participa de seminário do DCE da UFFS


Foto: Jaques de Toledo
Foto: Jaques de Toledo
O vereador Prof. Cleber participou na noite de ontem do Seminário promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da UFFS Campus Chapecó. O objetivo central do evento foi esclarecer dúvidas aos acadêmicos de como estão os projetos e obras da UFFS e demandas urgentes como transporte e acesso pavimento à universidade.

A mesa do seminário foi composta pelo Vice-Reitor da Universidade Antônio Andrioli, Álvaro Santin do MST(Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Pedro Melchiors – estudante e membro da direção do MAB(Movimento dos Atingidos por Barragens) e do Vereador Prof. Cleber.

As manifestações foram importantes para compreender melhor o andamento das obras na UFFS e principalmente sobre a demora na conclusão do acesso pavimentado. Segundo o Vice-Reitor, não há o que esperar da Universidade. A responsabilidade de conclusão do acesso é da Prefeitura Municipal. Esse foi o compromisso assumido pelo município na definição da vinda da universidade para Chapecó.

O vereador Cleber destacou que em 2010, o então deputado Vignatti destinou R$1 milhão em emenda parlamentar e empenhado em 2011 através do Deputado Pedro Uczai. Em contrapartida, o município não investiu nada e promete fazer um acesso secundário, o que para nós, vai onerar “os cofres” público duas vezes: no acesso secundário e no acesso principal, mostrando dessa forma, que a Prefeitura Municipal não possui projeto para grandes obras não zela pelo dinheiro da população.

O debate realizado ontem serviu também para mobilizar a AUDIÊNCIA PÚBLICA, convocada pela Câmara de Vereadores através de requerimento do Prof. Cleber e que acontece hoje às 19hs30min na sede da ACAMOSC.