sexta-feira, 22 de março de 2013

Prof. Cleber propõe construção de Cisternas



O vereador Prof. Cleber apresenta a indicação 332/13 no legislativo chapecoense na sessão de hoje 22/03 – Dia Mundial da Água.

A indicação propõe ao Executivo Municipal para que se crie programa de construção de cisternas para captar água da chuva em todas as edificações Públicas do município de Chapecó e também sugere que, a partir de 2013 todas as obras públicas adotem no projeto a construção de cisternas.

Para o vereador Prof. Cleber a água é um bem natural, fonte de vida e cada um de nós somos responsáveis pela manutenção com qualidade e abundância. As cisternas contribuem no aproveitamento da água da chuva podendo ser usada para lavar calçadas, em banheiros, regar plantas, grama etc., e o poder público precisa apresentar uma alternativa prevenindo consequentemente a falta de agua.

Segundo o vereador, as constantes estiagens atingem a nossa região e é preciso criar um processo de educação permanente com a nossa população para o aproveitamento e cuidado com a água, iniciando pelas edificações públicas da nossa cidade, finaliza.










quinta-feira, 21 de março de 2013

Vereador Prof. Cleber propõe construção de Biblioteca Municipal


O Vereador Prof. Cleber do Partido dos Trabalhadores apresentou na sessão de hoje a indicação 323/13 referente a construção da biblioteca municipal.
O vereador solicita ao poder público municipal o Projeto de construção da Biblioteca Pública Municipal com sede própria que se torne de fato um espaço de referência para a cultura da nossa cidade. Precisamos de um projeto como esse e construí-lo como uma alternativa agradável para pesquisa e leitura, de fácil acesso para toda comunidade chapecoense em especial eaos portadores de deficiencia, argumenta Cleber.
O local onde está instalada a biblioteca continua sendo um lugar desconhecido pela população, pouco divulgado nas escolas e na comunidade e a população não se sente atraida e nem estimulada a procurar o local. “Nesta nova biblioteca é necessário que possamos contar comuma equipe de profissionais qualificados, como bibliotecários, com condições de organizar melhor o espaço e atender bem a população” afirma.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Vereador Prof. Cleber propõe debate sobre a Campanha da Fraternidade


           A Câmara de Vereadores recebe no próximo dia 20/03 o Reverendíssimo Dom Manoel João Francisco - Bispo Diocesano de Chapecó, o Senhor Pe. Domingos Costa Curta - Coordenador Diocesano de Pastoral e a jovem Aline Ogliari – Coordenadora Diocesana da Pastoral da Juventude para debate na sessão ordinária da casa legislativa.

            O debate acontece em cumprimento ao requerimento 36/13 de autoria do vereador Prof. Cleber do Partido dos Trabalhadores em relação ao tema da Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude que está sendo preparado e desenvolvido com o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is.6,8). A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil realiza anualmente o debate acerca de assunto de grande relevância para a sociedade e neste ano discute a temática da juventude.
A Campanha da Fraternidade deste ano se propõe a olhar para a realidade dos jovens em seus sofrimentos e angústias, especialmente dos jovens que mais sofrem com as mudanças constantes e com a exclusão social, reavivando seu potencial de participação e transformação de sua realidade atual. “A Câmara de vereadores precisa fomentar o debate e a promoção de todas as ações relacionadas com a nossa juventude que muitas vezes não se sente contemplada nas diversas esferas da política pública como a educação, o trabalho, a cultura etc., tornando-se um setor excluído do sistema que vivemos”, argumenta Cleber.
"Nosso mandato irá pautar também o debate com a juventude e nos próximos dias apresentaremos projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal da Juventude, como forma de contribuir ainda mais com esse setor importante da cidade", finaliza.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Vereador Cleber realiza Planejamento do Mandato



Aproximadamente 30 pessoas participaram no sábado, 09 de março, do Planejamento do Vereador Professor Cleber do PT.
Para o vereador, o planejamento se fez necessário, tendo em vista que o mandato tem caráter popular e coletivo. Ouvir as lideranças é importante para nos ajudar e definirmos coletivamente onde queremos chegar e o que iremos fazer como vereador em Chapecó.
A campanha eleitoral serviu também para apontar algumas diretrizes do nosso mandato, agora precisamos retomar as propostas de campanha e junto com o nosso coletivo apontar os caminhos que devemos seguir, acrescenta.
Além da equipe de assessores, nosso mandato é composto por uma coordenação política representada por professores, estudantes, lideranças comunitárias e sociais, na qual tem a tarefa de reunir-se semana para pensar o mandato, avaliar e propor ações visando contribuir com a nossa cidade.

O Planejamento foi monitorado pelo companheiro José Roberto Paludo – Secretário Geral do PT-SC e contamos com a ilustre presença da Vice-Presidente do PT Chapecó Dra. Angela Vitória , Alvete Bedin - Coordenadora Estadual do SINTE e do companheiro Renato Simões – Executiva Nacional do PT.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Vereador Prof. Cleber coordena Audiência Pública em que cobra agilidade nas obras do acesso da UFFS



Foto: Jaques de Toledo
Aconteceu na sexta-feira (01-03) na sede da ACAMOSC a Audiência Pública promovida pela Câmara de Vereadores de Chapecó sobre a Universidade Federal da Fronteira Sul.
 A audiência ocorreu em cumprimento ao requerimento 13/13 de autoria do vereador Prof. Cleber – PT e teve por objetivo debater sobre diversos assuntos, entre eles, a demora na conclusão do acesso pavimentado na UFFS. O encontro foi coordenado pelo vereador Prof. Cleber e contou com a participação do Reitor da UFFS Prof. Jaime Giolo, Vice-Reitor Prof. Antônio Andrioli, Vice-Prefeito e Secretário de Planejamento Luciano Buligon, Presidente do Diretório Central dos Estudantes Danyel dos Santos e da Deputada Estadual Luciane Carminatti onde tiveram tempo para exposição sobre o assunto da audiência.

Foto: Jaques de Toledo
Muitos estudantes se fizeram presente e ouviram atentamente as manifestações das lideranças políticas que reafirmaram a história e os compromissos que a UFFS tem em formar verdadeiros cidadãos. O assunto de maior pauta na Audiência foi o acesso pavimentado na Universidade. Mesmo o Vice-Prefeito justificando o atraso nas obras e a construção de um acesso secundário que está sendo viabilizado pela Prefeitura Municipal, lideranças e estudantes fizeram duras críticas pela forma com que o Poder Público Municipal tem trabalhado com essa demanda.

Para o vereador Prof. Cleber a audiência foi importante para esclarecer diversos assuntos ligados a UFFS. “Chapecó precisa se preparar e oferecer condições necessárias para a vinda do Curso de Medicina após ser aprovado pelo Ministério da Educação” ressalta. Sobre a questão do acesso pavimento os encaminhamentos da audiência ficaram muito claros: é necessário a fiscalização para que as obras realmente se iniciem na data anunciada e principalmente, a luta central é a viabilidade pelo acesso principal e que os investimentos e esforços sejam concentrados nesta obra, evitando gastos desnecessários ao poder público.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Professor Cleber participa de seminário do DCE da UFFS


Foto: Jaques de Toledo
Foto: Jaques de Toledo
O vereador Prof. Cleber participou na noite de ontem do Seminário promovido pelo Diretório Central dos Estudantes da UFFS Campus Chapecó. O objetivo central do evento foi esclarecer dúvidas aos acadêmicos de como estão os projetos e obras da UFFS e demandas urgentes como transporte e acesso pavimento à universidade.

A mesa do seminário foi composta pelo Vice-Reitor da Universidade Antônio Andrioli, Álvaro Santin do MST(Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), Pedro Melchiors – estudante e membro da direção do MAB(Movimento dos Atingidos por Barragens) e do Vereador Prof. Cleber.

As manifestações foram importantes para compreender melhor o andamento das obras na UFFS e principalmente sobre a demora na conclusão do acesso pavimentado. Segundo o Vice-Reitor, não há o que esperar da Universidade. A responsabilidade de conclusão do acesso é da Prefeitura Municipal. Esse foi o compromisso assumido pelo município na definição da vinda da universidade para Chapecó.

O vereador Cleber destacou que em 2010, o então deputado Vignatti destinou R$1 milhão em emenda parlamentar e empenhado em 2011 através do Deputado Pedro Uczai. Em contrapartida, o município não investiu nada e promete fazer um acesso secundário, o que para nós, vai onerar “os cofres” público duas vezes: no acesso secundário e no acesso principal, mostrando dessa forma, que a Prefeitura Municipal não possui projeto para grandes obras não zela pelo dinheiro da população.

O debate realizado ontem serviu também para mobilizar a AUDIÊNCIA PÚBLICA, convocada pela Câmara de Vereadores através de requerimento do Prof. Cleber e que acontece hoje às 19hs30min na sede da ACAMOSC.

Bancada do PT se reúne com ACIC para debater projetos para Chapecó

 (Fonte: Assessoria Marcilei Vignatti)
            Na tarde desta quinta-feira (28), os vereadores Cleber Ceccon, Cleiton Fossá, Marcilei Vignatti e Nacir Marchesini do Partido dos Trabalhadores (PT), reuniram-se com o presidente, Maurício Zolet, e o gerente executivo, Fabio Magro, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).
            O encontro foi realizado para que a bancada pudesse se apresentar ao setor empresarial e para que os vereadores pudessem ouvir as demandas dos empresários. Além disso, foram debatidos temas como a água, mobilidade urbana, questões sociais, nova matriz econômica, incluindo o Parque Tecnológico, e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).