sexta-feira, 30 de maio de 2014

Merecida homenagem a Vitório Sistherenn

Por indicação do vereador Cleber Ceccon, Vitório Sistherenn recebeu merecida homenagem, em sessão especial, na Câmara de Vereadores, sexta-feira à noite (30/05). Eis a gravação da homenagem:

Comunidade do Loteamento Zanrosso reafirma pedido de outra escola em audiência

 
 
 
 
Durante audiência pública, realizada quinta-feira à noite, a comunidade do Loteamento Zanrosso reafirmou o pedido de construção de uma nova escola, no Bairro Efapi. A audiência pública aconteceu, por iniciativa do vereador Cleber Ceccon, em conjunto com a deputada estadual Luciane Carminatti, através da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e da Comissão de Educação, Saúde e Assistência da Câmara de Vereadores de Chapecó, da qual o Vereador Cleber é vice-presidente.
Durante a audiência, foi relatado, pelos próprios moradores, que cerca de mil estudantes são obrigados a deslocarem-se, do Bairro Efapi, para outros bairros da cidade, já que faltam vagas na única Escola de Educação Básica, naquela comunidade, a EEB Tancredo Neves. A situação é bastante preocupante, e exige solução imediata, destaca o vereador Cleber Ceccon, que também é professor da rede pública estadual, e vivencia as sérias dificuldades na educação pública.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Vereador Cleber apresenta indicação para solucionar problemas na avenida Ernesto José De Marco

O vereador Cleber Ceccon, bastante preocupado com o trânsito, apresentou indicação, recentemente, na Câmara de Vereadores. O documento solicita “que a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura elabore projeto, através de estudo técnico, buscando solução para os constantes acidentes ocorridos na avenida Ernesto José De Marco, acesso para a comunidade Cabeceira da Barragem e a comunidade Faxinal dos Rosa”. Justifica o vereador Cleber que a avenida Ernesto José de Marco, uma das principais vias da grande região da Efapi, recentemente inaugurada, apresenta sérios problemas de tráfego. O mais grave problema, entende o vereador, é a falta de acostamento e de vias laterais, que podiam oferecer melhor segurança aos condutores que precisam deixar a via pela direita.
Conforme Cleber Ceccon, “o problema precisa de solução imediata, pois os moradores e condutores de veículos, motocicletas e caminhões, não se sentem seguros, devido à falta de sinalização adequada e aos inúmeros acidentes ocorridos, nos locais citados”. A indicação foi apresentada, a partir das reclamações e denúncias ouvidas pelo vereador Cleber, durante visitas àquelas comunidades vizinhas.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Audiência sobre construção da nova escola no Bairro Efapi será na quinta-feira

Na próxima quinta-feira (29/05), às 19 horas, no salão Comunitário do Loteamento Zanrosso, na região da Efapi, será realizada audiência pública para tratar sobre a construção de nova escola estadual, no Bairro Efapi. O requerimento, apresentado pela deputada estadual Luciane Carminatti, foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A reivindicação da construção da nova unidade escolar é da comunidade do Bairro Efapi, com apoio da deputada Luciane Carminatti e do vereador Cleber Ceccon, que já realizou duas reuniões, na Câmara de Vereadores, para tratar sobre o importante assunto. Para o vereador Cleber, que também é professor da rede pública estadual, a população de cerca de 40 mil moradores, merece a nova unidade escolar, para ter mais direito à educação pública, já que o Bairro Efapi está em constante crescimento.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Dom Manoel João Francisco explica que o novo Bispo de Chapecó será conhecido daqui a oito meses


Nesta sexta-feira (23/05), foi realizada homenagem ao Bispo Dom Manoel João Francisco, na Câmara de Vereadores de Chapecó. Ouça o discurso de Dom Manoel João Francisco, que despede-se da Diocese de Chapecó, após 15 anos de exemplos cristãos: Eis a homenagem do vereador Cleber Ceccon, a Dom Manoel, durante a sessão, na Câmara: No final da homenagem, Dom Manoel João Francisco manifestou-se, explicando o processo de escolha do novo Bispo de Chapecó, o que deverá acontecer daqui a oito meses:

Dom Manoel será homenageado nesta sexta pelo legislativo chapecoense

Nesta sexta-feira (23/05), a Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó realizará merecida homenagem a Dom Manoel João Francisco, pelos 15 anos à frente da Diocese de Chapecó. A solenidade deverá reunir autoridades, lideranças e religiosos de toda a região.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ato Macrorregional em Chapecó contou com centenas de participantes

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Apesar de toda a chuva, na tarde dea quarta-feira (21/05), o Ato Macrorregional do SINTE/SC em Chapecó contou com centenas de participantes, em defesa da educação pública de Santa Catarina. Não havendo possibilidade de ser realizado na praça central de Chapecó, em razão da forte chuva, o importante evento aconteceu no ginásio de esportes da Escola de Educação Básica Marechal Bormann.
Além de lideranças e trabalhadores em educação da Regional do SINTE de Chapecó, todas as Regionais da Macrorregional Oeste estiveram representadas, no Ato: Palmitos, Joaçaba, Concórdia, Maravilha, Xanxerê, São Lourenço do Oeste e São Miguel do Oeste. O Ato Macrorregional contou com a presença maciça de estudantes, que manifestaram-se, denunciando as péssimas condições das escolas onde estudam. Com a palavra de ordem “Basta Colombo!”, todos os participantes do Ato demonstraram indignação e revolta com o descaso do governo do Estado, em relação à educação pública.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Lideranças dos movimentos sociais e sindicais são homenageadas pela ALESC em Chapecó

Segunda-feira à noite (19/05), o professor e vereador Cleber Ceccon participou da mesa, na cerimônia da Assembleia Legislativa, que homenageou, em Chapecó, importantes lideranças dos movimentos sociais e entidades sindicais de Santa Catarina. Merecidamente, grandes líderes receberam homenagens, incluindo o inesquecível companheiro, professor e vereador Marcelino Chiarello. A iniciativa da homenagem da Assembleia Legislativa foi do deputado Pedro Baldissera.
 
 
 
 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Representantes de escolas se reúnem na Regional do SINTE

No final da tarde desta segunda-feira, representantes de escolas reuniram-se, na Regional do SINTE de Chapecó. Em pauta, informações a respeito do encaminhamento de processos jurídicos e do chamamento para o Ato Macrorregional em Chapecó, que será realizado, na próxima quarta-feira, 21 de maio, às 16 horas, na Praça Coronel Bertaso. Além de Chapecó, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC) estará realizando Atos Macrorregionais em Joinville, Florianópolis e Lages. Os Atos terão como tema, “Em Defesa da Escola Pública”, quando serão denunciadas as condições precárias de cada unidade escolar, da rede pública de todo o Estado.
Em Chapecó, o Ato Macrorregional contará com a participação das Regionais do SINTE de Chapecó, Palmitos, Maravilha, Xanxerê, São Miguel do Oeste, São Lourenço do Oeste, Joaçaba e Concórdia. Também, são convidados pais, estudantes e lideranças de cada Regional. O professor e vereador Cleber Ceccon, Conselheiro da Regional do SINTE de Chapecó, participará do importante evento.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Medicina da UFFS terá mais de 80% das vagas reservadas a alunos da escola pública

Vítor Santos
Agência AL
O curso de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, cujas aulas estão previstas para iniciar dia 23 de fevereiro de 2015, terá mais de 80% das vagas reservadas para egressos da escola pública. “Das 40 vagas, seguramente 35 serão para alunos de escolas públicas, de todo o país”, enfatizou o reitor da UFFS, professor Jaime Giolo, durante audiência pública da Comissão de Saúde, realizada na noite desta quinta-feira (15) no plenário da Câmara de Vereadores de Chapecó. “Façam o Enem, selecionaremos por este sistema”, garantiu o reitor, que justificou o percentual, alegando que corresponde à proporção de jovens catarinenses matriculados na escola pública. O Conselheiro da Regional de Chapecó, professor e vereador Cleber Ceccon, participou da importante audiência pública, juntamente com a Secretária dos Aposentados e Assuntos Previdenciários do SINTE/SC, professora Inês Leodete Fortes Pereira, a Secretária Adjunta de Organização – Oeste – do SINTE/SC, professora Alvete Pasin Bedin, e a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm.
Volnei Morastoni (PT), que preside Comissão de Saúde, explicou à comunidade presente, principalmente estudantes do ensino médio, que o curso será direcionado à prevenção e à atenção básica. “Os estudantes serão imersos no sistema público de saúde para conhecerem o SUS por dentro”, explicou o professor Derlan Trombetta, coordenador do grupo de trabalho que revisa o Projeto Pedagógico, acrescentando que haverá “formação técnica associada à formação humanista”. Para Morastoni, “do ponto de vista da população e da saúde pública, o programa curricular será muito importante”.
A professora Leoni Terezinha Zenevics revelou que as negociações junto ao Hospital Regional Lenoir Vargas Ferreira estão avançando, uma vez que o maior nosocômio do Oeste será transformado em hospital-escola, exigindo modificações físicas, como a construção de salas de aula, auditório, biblioteca e, inclusive, um espaço para o banco de leite.
De acordo com Luciane Carminatti (PT), que requereu a realização da audiência, o governo do estado, depois de gestão sua e do deputado Gelson Merisio (PSD), disponibilizou R$ 500 mil para a elaboração do projeto arquitetônico do Hospital Regional. “Eu estava namorando o deputado Merisio há muito tempo para conseguir este dinheiro”, brincou Carminatti, aludindo à rivalidade política existente entre PT e PSD na região Oeste. Além disso, Carminatti informou que emenda parlamentar do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), no valor de R$ 6 milhões, garantirá a aquisição de equipamentos para o hospital-escola.
Já a professora Valéria Silvana Faganello Madureira lembrou que será necessário ampliar o número de leitos do SUS, de modo a cumprir a legislação, que prevê no mínimo cinco leitos por aluno no município sede do curso de medicina. Valéria também adiantou que o Ministério da Educação exige “pelo menos três programas de residência médica”, que serão definidas entre cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia e traumatologia e ortopedia.
Por último, o professor Vicente de Paula relatou que a UFFS formatou seis convênios com hospitais da região, visando ampliar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, residências médicas e até cursos de pós-graduação. Também foram formalizados convênios com quatro municípios, estabelecendo regras de intercâmbio de profissionais no âmbito do SUS entre as municipalidades e a UFFS.
O deputado Dirceu Dresch (PT) elogiou a intenção da UFFS de “apostar na prevenção”, e defendeu a formação de médicos que atendam os catarinenses, “tenham ou não dinheiro”. Para o parlamentar, a partir do programa Mais Médicos, do governo federal, “a sociedade brasileira não aceitará mais não ser atendida”.

Contratando professores
O vice-reitor da UFFS, Antonio Inácio Andreoli, informou que a universidade já está contratando professores para lecionar no curso de medicina. “O edital já foi lançado e a prova será dia 8 de junho. Queremos contratar professores para seis áreas”, explicou.

A opinião dos oestinos
Zenaide Coletto, representante do Movimento de Mulheres Camponesas, argumentou que o “movimento do campo tem sonhado junto” com os idealizadores do curso de medicina da UFFS e destacou a importância de priorizar a saúde pública, com ênfase na prevenção e disseminação de hábitos saudáveis.
Jamile Mocelin, que cursa medicina na Univali, em Itajaí, agradeceu o esforço de todos aqueles que se envolveram na estruturação do curso de medicina da UFFS. Ela informou que pretende se candidatar a uma vaga, uma vez que frequentou o ensino médio em escola pública. “Quero trabalhar e estudar perto de casa, para cuidar do povo que amo. Muito obrigada de coração”, declarou.

Prestígio local
Participaram da audiência o procurador de Justiça Rafael Alberto da Silva Moser, o defensor público João Coutinho, os vereadores de Chapecó Nacir Marchesini,Cleiton Fossá e Professor Cleber Ceccon, a coordenadora do curso de medicina da Unochapecó, Aldarice Pereira da Fonseca, bem como profissionais da saúde, representantes dos movimentos sociais e estudantes do ensino médio da região Oeste.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vereador Cleber se reúne com moradores do Bairro Seminário

 
O vereador Cleber Ceccon reuniu-se com moradores do Bairro Seminário, esta semana. Na residência de Arcilio Fritz, Cleber ouviu reclamações dos moradores, que reivindicam asfaltamento da Rua Rotari Clube, naquele Bairro.
Durante a reunião, foi encaminhado abaixo assinado, solicitando para que a Prefeitura Municipal elabore o projeto e execute a obra tão esperada pelos moradores da rua. Outro problema relatado pelos moradores é o das fossas sépticas, que escorrem pela Rua Rotari Clube, ocasionando cheiro insuportável. No final da reunião, o vereador Cleber Ceccon comprometeu-se em tomar providências, nos próximos dias, junto aos órgãos responsáveis.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Vereador Cleber no Seminário Internacional de Culturas

 
 
O vereador Cleber Ceccon está participando do II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento, que está acontecendo, até sexta-feira (16/05), nas dependências da Unochapecó. O importante evento tem por objetivo, oportunizar espaços de diálogos, intercâmbios e reflexões voltados à criação e à sustentabilidade de propostas de educação intercultural, que efetivamente acolham a diversidade de culturas e promovam outras formas de desenvolvimento nos contextos latino-americanos. O Seminário é organizado, de modo colaborativo, pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade Regional de Blumenau (Furb) e Associação dos Professores de Ensino Religioso (ASPERSC), com o apoio de diversas outras instituições regionais. nacionais e internacionais.

Audiência debate Curso de Medicina na UFFS Chapecó

O primeiro curso de Medicina em uma universidade federal de Chapecó e região será realidade a partir de 26 de fevereiro de 2015. Esta é a previsão do primeiro dia de aula da Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó.
No dia 15 de maio (quinta-feira), às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Chapecó, o grupo de trabalho responsável pela implantação do curso realiza uma audiência pública para apresentar à comunidade o trabalho realizado e os desafios ainda necessários até fevereiro do próximo ano e depois desta data.
A audiência pública será realizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, através da deputada Luciane Carminatti. Foi a parlamentar que propôs e realizou uma audiência em junho de 2012, onde foi criado o grupo de trabalho e foram decididas as ações para agilizar a implantação do curso.
É importante que todos participem e entendam a importância de um curso de medicina federal para nossa região. É a chance de garantir a formação de médicos em Chapecó e a permanência deles na região. Então é importante que todos conheçam as estratégias, os recursos, quantas vagas terão para alunos de escola particular e de escola pública, também para conhecer o perfil do curso”, enfatiza a deputada Luciane.
A Comissão de Implantação do Curso de Medicina da UFFS - Campus Chapecó - é formada por outras cinco comissões (Projeto de Residência Médica, Viabilização do Hospital Ensino, Infraestrutura, Convênios e Projeto Pedagógico), que se reúnem uma vez por mês desde a data de sua formação para debater, decidir e realizar o que é necessário para a implantação do curso.

sábado, 10 de maio de 2014

Feliz Dia das Mães


Seminário tratou sobre juventude em Chapecó

Na noite de sexta-feira passada (09/05), diversas lideranças e vários jovens reuniram-se, no auditório da Escola de Educação Básica Bom Pastor, em Chapecó. Todos participaram do Seminário sobre Políticas Públicas à Juventude, que contou com painel de debate com a Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo. A organização do importante evento foi do gabinete do professor e vereador Cleber Ceccon, com realização da Câmara de Vereadores de Chapecó.
Todos os presentes participaram ativamente do Seminário, levantando sérias questões que envolvem a faixa etária jovem, de 15 a 29 anos. Dentre as lideranças, além da Secretária Nacional de Juventude e do vereador Cleber Ceccon, estavam o vereador Diego Alves, a professora e deputada estadual Luciane Carminatti, a representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE/SC) e membro titular do Conselho Estadual de Educação, professora Alvete Pasin Bedin, a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm, juntamente com representantes religiosos, educacionais e da juventude de Santa Catarina.
Todos cumprimentaram a iniciativa do vereador Cleber Ceccon, além de se comprometerem em contribuir, na continuidade do processo, para conquista de políticas públicas aos jovens de Chapecó. Para isso, foi destacada a necessidade de ser criado o Conselho Municipal da Juventude, indicação já apresentada pelo vereador Cleber, na Câmara. Trata-se de um instrumento importante, para que mais direitos sejam garantidos à juventude chapecoense.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Entrevista na Super Condá


Na manhã desta sexta-feira (09/05), o vereador Cleber Ceccon acompanhou a Secretária Nacional da Juventude, Severine Macedo, e coordenadora do Coletivo de Jovens Catarinenses da Fetraf-Sul, Jucimara Araldi, na entrevista ao Programa Estúdio Condá, apresentado por Raquel Lang, na Rádio Super Condá. Além de debater sobre os diversos temas referentes à juventude, o grupo falou sobre a realização do Seminário sobre Políticas Públicas à Juventude, a ser realizado, às 19 horas, no auditório da Escola de Educação Básica Bom Pastor. Eis a íntegra da entrevista:

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Seminário sobre Políticas Públicas à Juventude

Convite

É com muita honra que convidamos V. Sª, para que participe do Seminário sobre Políticas Públicas à Juventude, que acontece, nesta sexta-feira (09/05), no auditório da Escola de Educação Básica Bom Pastor, às 19 horas. O importante evento está sendo organizado pelo mandato do professor e vereador Cleber Ceccon, com realização da Câmara de Vereadores de Chapecó.
Programação do Seminário sobre Políticas Públicas à Juventude:
19 hs. – Abertura – Apresentação dos objetivos – Composição da mesa.
19h30 – Painel de Debate – Políticas Públicas à Juventude e Estatuto da Juventude (Cenário Nacional) - Severine Macedo, Secretária Nacional da Juventude.
20h30 – Debate e Encaminhamentos.
22 hs. - Encerramento.

Certos do seu apoio de sempre, contamos com sua participação,

Gabinete Vereador Cleber Ceccon

Vereador Cleber Ceccon tem requerimento aprovado à medalha Dom José Gomes

O vereador Cleber Ceccon teve o requerimento nº 118/14 aprovado, na Câmara de Vereadores. O referido requerimento convida o senhor Vitório Sistherenn, histórica liderança comunitária, militante das causas comunitárias e sociais de Chapecó, para ser merecidamente homenageado, em Sessão Solene, na Casa Legislativa, com a Medalha Dom José Gomes.
A Resolução n°. 1, de 10 de junho de 2008, “instituiu a Medalha Honra ao Mérito Dom José Gomes, no Município de Chapecó”, que tem como objetivo homenagear as lideranças populares que destacam-se no trabalho comunitário engajado, na defesa da vida e na atuação em entidades e movimentos sociais e práticas pastorais, em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas mais humildes. Entre os requisitos, para a homenagem com a Medalha Dom José Gomes, estão a realização de trabalhos comunitários relevantes, de promoção à preservação ambiental, de promoção do desenvolvimento econômico e social e de garantia dos direitos de cidadania, de militância expressiva em prol do desenvolvimento dos outros seres humanos da comunidade, de promoção da organização comunitária e de envolvimento em trabalhos gratuitos, espontâneos e militante.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Indicação do vereador Cleber beneficia Unidade de Saúde do Mal. Bormann

O vereador Cleber Ceccon teve aprovada a Indicação nº 203/14, para que a Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó disponibilize um auxiliar administrativo, para integrar a equipe de trabalho da Unidade de Saúde do Distrito Marechal Bormann. A indicação beneficiará, sobremaneira, o atendimento à saúde, naquela comunidade.
Com a crescente demanda existente na Unidade, existe uma sobrecarga de funções, fazendo com que um único funcionário, às vezes, tenha de assumir atendimento no balcão, atendimento ao telefone, além de entrega de medicamentos. Certamente, isso acaba impedindo agilidade nos serviços. Com a aprovação da indicação do vereador Cleber Ceccon, o problema deve ser amenizado.

domingo, 4 de maio de 2014

Chapecó sedia Seminário sobre Políticas Públicas à Juventude



No próximo dia nove, Chapecó sediará o Seminário sobre Políticas Públicas à Juventude. O importante evento está sendo organizado pelo mandato do vereador Cleber Ceccon, com realização da Câmara de Vereadores de Chapecó.
O Seminário será realizado no auditório da Escola de Educação Básica Bom Pastor, devendo contar com a participação de diversas lideranças do Estado. O evento conta com apoio da Livraria Marcelino Chiarello, da Via Campesina, da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), da Pastoral da Juventude e da Fetraf-Sul/SC.
Eis a programação do Seminário sobre Políticas Públicas à Juventude:
19 hs. – Abertura – Apresentação dos objetivos – Composição da mesa.
19h30 – Painel de Debate – Políticas Públicas à Juventude e Estatuto da Juventude (Cenário Nacional) - Severine Macedo, Secretária Nacional da Juventude.
20h30 – Debate e Encaminhamentos.
22 hs. - Encerramento.