terça-feira, 29 de abril de 2014

Reunião na EBM Jardim do Lago

Atendendo a proposição do vereador Cleber Ceccon, será realizada, nesta quarta-feira (30/04), às 8h30, reunião de trabalho, na Escola Básica Municipal Jardim do Lago, localizada no Bairro Jardim do Lago. Em pauta, debate sobre a infraestrutura e todos os problemas enfrentados, na unidade escolar. A reunião contará com a presença de autoridades do Município e da comunidade escolar.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Representantes da APP e da Regional do SINTE fazem nova vistoria na EEB Lara Ribas

 
 
 
 
No início da tarde desta segunda-feira (28/04), representantes da APP e da Regional do SINTE de Chapecó realizaram nova vistoria nas obras da Escola de Educação Básica Lara Ribas. Participaram da vistoria, o presidente da APP da E.E.B. Lara Ribas, Valdir Bos, juntamente com Valdir Alessi, membro da APP, a Coordenadora da Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Chapecó, professora Zigue Timm, e o Conselheiro da Regional, professor e vereador Cleber Ceccon.
A princípio, a vistoria seria feita, junto com a gerente regional de educação de Chapecó e representante da empresa responsável pelas obras do novo prédio da Escola Lara Ribas. Ambos não foram ao local, sendo que a diretora da unidade escolar informou que a gerente regional estará, amanhã (29/04), às 14 horas, para vistoriar a obra, quando representantes da APP e da Regional do SINTE pretendem apresentar as irregularidades, na obra.
Além das incontáveis infiltrações, por todo o prédio novo, os banheiros são estreitos, o que dificultará o uso deles. Também, há rachaduras, na maioria das paredes e do teto, com pintura sobreposta, além de vãos perigosos, nas escadarias da escola, o que coloca a segurança de todos em risco. Na parte externa, os problemas são mais notórios ainda, a partir da rampa de acessibilidade, que, além de ser bastante íngreme, a colocação das pedras apresenta ondulações. Enquanto a tampa da nova caixa d'água já está quebrada, as camadas de gramado foram colocadas, na lateral do prédio, tendo como suporte, pedaços de madeira, o que não garante a segurança do material concreto, que seria o mais viável.
Diante de todas as irregularidades, os representantes da Regional do SINTE e da APP da Escola Lara Ribas esperam contar com o trabalho sério e responsável do Corpo de Bombeiros, a quem caberá certificar a liberação da obra, para funcionamento da unidade escolar.
 
 
 
 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Padre José visita gabinete do vereador Cleber Ceccon

Momento da visita.
O conhecido Padre José, da Linha Almeida, visitou, na tarde desta quarta-feira (23/04), o gabinete do vereador Cleber Ceccon. Durante a visita, diversos assuntos foram tratados entre o vereador Cleber e o Padre José, ex-vereador que continua firme, nas lutas sociais. Para Cleber, “a visita do Padre José nos fortalece, ainda mais, na luta. No nosso trabalho, a orientação das personalidades experientes nos mostra o quanto temos ainda a fazer, em prol da comunidade”, destacou o vereador, agradecendo a visita.

Audiência pública tratará sobre construção de uma nova escola estadual no Bairro Efapi

Vereador Cleber e deputada Luciane.
Será realizada, no salão Comunitário do Loteamento Zanrosso, na região da Efapi, no próximo dia 29 de maio, audiência pública para tratar sobre a construção de uma nova escola estadual, no Bairro Efapi. O requerimento, apresentado pela deputada estadual Luciane Carminatti, foi aprovado, na semana passada, pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
A reivindicação da construção da nova unidade escolar é da comunidade do Bairro Efapi, com apoio da deputada Luciane Carminatti e do vereador Cleber Ceccon, que já realizou duas reuniões, na Câmara de Vereadores, para tratar sobre o importante assunto. Para o vereador Cleber, que também é professor da rede pública estadual, a população, com cerca de 40 mil moradores, merece mais uma unidade escolar, para ter o direito à educação pública.
Com a realização da audiência pública, que tratará sobre a importante reivindicação, afirma o vereador que “a comunidade sabe que pode contar com o nosso apoio, e por isso vai participar efetivamente de todo o processo”. Cleber mantém contato com a deputada Luciane, para organizarem, juntos, a audiência pública.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Vereador Cleber tem indicação aprovada que beneficia universitários

O vereador Cleber Ceccon teve indicação aprovada, na sessão plenária desta terça-feira (22/04), na Câmara de Vereadores. A referida indicação beneficia os acadêmicos da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), que dependem de coletivo urbano.
A seguir, a íntegra do documento aprovado:
INDICAÇÃO
Senhor Presidente,

O(s) Signatários(s) da presente, Vereador(es) com assento Neste Legislativo, amparados no Art. 5°, combinado com o artigo 23 da Lei Orgânica do Município, no exercício do poder de legislar e Identificar, cooperando com essa Administração, solicita(m) a Vossa Excelência submeta está ao Plenário, e se aprovada, se envie ofício ao Senhor JOSE CLAUDIO CARAMORI – Prefeito de Chapecó,

INDICANDO-LHE:

Que seja ampliado a cota de passes do transporte coletivo aos acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, bem como o fornecimento do passe aos acadêmicos que são de municípios da região.
Devido a Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, possuir diversos espaços locados, no município, com laboratórios e setores administrativos fora do Campus Chapecó, localizado na Rodovia SC 459.
Os acadêmicos necessitam se deslocar até o Centro ou no Bairro Seminário, para desenvolver as suas atividades acadêmicas, estágios, necessitando da utilização do passe estudantil. No entanto, como os passes são limitados, ou não são fornecidos, os acadêmicos enfrentam dificuldades de locomoção, onerando ainda mais as suas famílias.
Chapecó, 16 de abril de 2013


CLEBER CECCON
Vereador”

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Vereador Cleber Ceccon na Vigília do MST

 
O vereador Cleber Ceccon esteve na Vigília, organizada pelo Movimento de Agricultores Sem Terra (MST), realizada, na tarde de ontem (16/04), em frente ao Fórum da Comarca de Chapecó. A Vigília lembrou os 18 anos do massacre de 19 agricultores do Movimento de Sem Terra (MST), no dia 17 de abril de 1996, na cidade de Eldorado dos Carajás, sul do Estado do Pará. Denunciando a impunidade, a Vigília destacou, também, o assassinato do professor e vereador Marcelino Chiarello, ocorrido em 28 de novembro de 2011, crime ainda impune.
A Vigília do MST, em frente ao Fórum da Comarca de Chapecó, além da Regional do SINTE, contou com a participação de diversas lideranças de outros sindicatos e movimentos sociais. O manifesto lembrou o massacre do Carajás, quando, sob o comando do coronel Mario Colares Pantoja e do major José Maria Pereira de Oliveira, 155 policiais abriram fogo contra os sem terra, no sul do Pará, crimes impunes, até hoje, 18 anos depois.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Cleber Ceccon participa de mobilização do SINTE/SC na Capital

 
O vereador Cleber Ceccon, Conselheiro da Coordenação Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Chapecó, participou, nesta terça-feira, de mobilização do SINTE/SC, na Capital. A categoria continua mobilizada, reivindicando:
- Reajuste na carreira, conforme a Lei do Piso, e retroativo a janeiro/2014, para todos os trabalhadores em educação da rede pública;
- Descompactação da tabela salarial já;
- Revogação do decreto das progressões (3593/2010) e abono/anistia das faltas de todas as mobilizações;
- Revisão da Lei 456/2009 (Lei dos ACTs).
Após reunião do Conselho Deliberativo e Assembleia Estadual do SINTE/SC, o professor e vereador Cleber participou, junto com as demais lideranças do magistério público, da plenária na Assembleia Legislativa, que tinha agendada, para hoje à tarde, a votação da Medida Provisória, encaminhada pelo governo do Estado, parcelando o reajuste do Piso Nacional da categoria. Diante a mobilização do magistério, que, ao final da Assembleia Estadual, se dirigiu para a Assembleia Legislativa, os deputados da base governista “debandaram” do plenário, para não votar a Medida Provisória de reajuste do magistério, conforme a proposta de parcelamento do governo. A MP, prevista, desde a semana passada, para ser votada na data de hoje, foi retirada da pauta.
O governo Colombo passou a responsabilidade da aprovação da medida para o legislativo. Entretanto, os trabalhadores em educação lotaram as galerias do plenário e o hall de entrada, e mostraram seu poder de mobilização para os parlamentares, que não aguentaram a pressão.
A MP poderá ser votada amanhã.
 

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Vereador Cleber ouve lideranças do Distrito Marechal Bormann

 
Na noite de quinta-feira passada (10/04), o vereador Cleber Ceccon participou de importante reunião com lideranças no Distrito Marechal Bormann. Na oportunidade, o vereador ouvir demandas existentes na comunidade. Entre as reivindicações, destaca-se a melhoria imediata nas estradas da região, que, conforme relato dos moradores, estão em péssimas condições. As lideranças, também, reivindicaram melhorias na saúde, com ampliação da Unidade de Saúde, do próprio atendimento, além da instalação de farmácia SUS, naquela comunidade, que também exige melhoria na telefonia.
Outro tema bastante debatido foi a questão da Segurança Pública, a qual, conforme os participantes da reunião, encontra-se em total abandono, provocando sérias preocupações, na comunidade. As lideranças reunidas reivindicaram, ainda, ao vereador Cleber Ceccon, para que ele interceda, junto à Câmara de Vereadores, apresentando indicações e projetos que contemplem melhorias nos setores da saúde e da segurança, bem como por melhores condições das estradas, e que a subprefeitura cumpra seu papel, atendendo bem toda a comunidade. Cleber aproveitou a ocasião, para informar sobre as indicações, apresentadas por ele, aprovadas na Câmara de Vereadores, solicitando ao Município as melhorias necessárias àquela comunidade.
Também, o ano eleitoral foi tema de debate, na reunião com lideranças do Marechal Bormann. O vereador Cleber Ceccon fez questão de apresentar a Chapa do Partido dos Trabalhadores, apoiada por ele: Luciane Carminatti - Deputada Estadual; Pedro Uczai - Deputado Federal; Cláudio Vignatti - Governador; e Dilma Roussef - Presidente.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

Justiça interdita EEB Lara Ribas e estipula prazos para regularização de infraestrutura

Lideranças foram Fórum da Comarca.
Há poucos dias, a Justiça interditou as obras do novo prédio da Escola de Educação Básica Lara Ribas, em Chapecó, e estipulou prazos para regularização de infraestrutura, tanto do prédio antigo, como do prédio novo, daquela unidade escolar. O anúncio foi feito pelo Juiz da Comarca de Chapecó, Dr. Selso de Oliveira, durante reunião com lideranças da comunidade escolar da E.E.B. Lara Ribas e da Coordenação Regional do SINTE de Chapecó. Participaram da reunião com o Juiz, o presidente da APP da E.E.B. Lara Ribas, Valdir Bos; o pai de aluna Waldir Borille; a mãe de alunos Angela Zuse; o professor Fábio Corá e a Coordenadora Regional do SINTE de Chapecó, professora Zigue Timm.
Na ação, determina o Juiz que cabe ao governo do Estado, agora, através da Gerência Regional de Educação, “realizar as seguintes melhorias, na ala antiga da Escola de Ensino Básico Coronel Lara Ribas: substituição de forros, eliminação de goteiras, manutenção de pisos, reforma do parque de diversão, instalação de bebedouros e desratização/desinsetização/desinfecção de caixa d'água, bem como que seja apresentado, no prazo de seis meses, PPCI (Projeto Preventivo Contra Incêndio e Pânico), a ser confeccionado por profissional habilitado, nos termos da Norma de Segurança Contra Incêndio e Instruções Normativas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e, no prazo de 30 dias, que seja apresentada as planilhas anexadas à inicial, devidamente preenchidas, acompanhadas do projeto de adequação às normas de acessibilidade, sendo que, após sua aprovação, deverá promover, em 180 dias, as obras de adaptação necessária. Em relação à ala nova, fica o réu/agravado (Estado de Santa Catarina), obrigado a interditar o aludido prédio, proibindo o recebimento de alunos e professores, no prédio, até que sejam apresentados os documentos de aprovação municipal sobre as normas de acessibilidades e do Atestado de Vistoria e Funcionamento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, até o pronunciamento definitivo da Câmara competente”. Sobre a decisão judicial, o secretário de Desenvolvimento Regional e a gerente regional de Educação de Chapecó já foram oficialmente comunicados, informa o Juiz Selso de Oliveira.
Histórico - No ano passado, a Coordenadora Regional do SINTE, professora Zigue Timm, e o Conselheiro da Regional, professor Cleber Ceccon, estiveram nas obras do novo prédio da Escola de Educação Básica Lara Ribas. Durante a vistoria, foram constatadas diversas irregularidades, o que resultou em denúncia formal, junto ao Ministério Público do Fórum da Comarca de Chapecó.
No dia 19 de março deste ano, a comunidade escolar da E.E.B. Lara Ribas organizou, junto com a Regional do SINTE de Chapecó, à realização de um grande ato público, na frente do novo prédio da unidade escolar. Pais, professores e estudantes manifestaram toda a indignação, diante do atraso e das irregularidades, na obra. Logo após a mobilização, lideranças retornaram ao Fórum da Comarca de Chapecó, quando reuniram-se com o Juiz Selso de Oliveira, que solicitou dossiê a respeito.
A partir daí, com a divulgação da mobilização, na imprensa, o fato tornou-se público, causando maior indignação, por parte de toda a sociedade. Com a interdição do prédio novo da E.E.B. Lara Ribas e os prazos estipulados à regularização, tanto do prédio antigo, quanto do novo prédio, aquela comunidade escolar e a Coordenação Regional do SINTE de Chapecó esperam, finalmente, ter respeitado o direito de cidadania.
Reunião com o Juiz.
Dr. Selso de Oliveira cumpre a ação de interdição.

Nota à imprensa - Partido dos Trabalhadores de Chapecó

O Juiz Titular da Vara da Fazenda Pública de Chapecó, Selso de Oliveira, proferiu decisão condenatória em ação civil pública (nº 018.11.021992-6) movida pelo Ministério Público contra o atual vereador Dalmir Pelicioli (PSD). Na sentença judicial o vereador foi condenado a reparação integral do dano ao erário no valor de R$ 46.083,00; suspensão dos direitos políticos por 8 anos; multa civil no valor de R$ 5.000,00; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais ou creditícios por 10 anos.
A ação que motivou a condenação de Dalmir Pelicioli (PSD), pelo crime de improbidade administrativa, está relacionada a atuação do parlamentar na função de Superintendente da Grande Efapi, cargo de confiança do Prefeito João Rodrigues e posteriormente de José Caramori (PSD). A referida ação civil pública investigou um esquema para fraudar subvenções do Fundo Social do Estado de Santa Catarina em favor de diversas entidades, ocorrendo diversas vezes entre os anos de 2009 e 2010, enquanto ocupava função comissionada na prefeitura de Chapecó.
Valendo-se do cargo de superintendente e da estrutura administrativa do poder público municipal, Pelicioli captava recursos do Fundo Social, promovia a liberação entre as entidades e prestava contas de forma ilegal. As irregularidades decorriam de falsidade e superfaturamento nas prestações de contas, bem como, em desvio dos valores em proveito do réu, deixando as entidades beneficiadas apenas com parte do dinheiro que lhe fora destinado, que agora ficou exposto pela sentença condenatória.
Conforme a sentença, Dalmir Pelicioli (PSD) ainda se utilizava do cargo na estrutura administrativa, em desvio de função, para contatar presidentes de associações de moradores dos bairros que compõe a Subprefeitura, oferecendo subvenções do Fundosocial do Estado. Segundo o Ministério Público, “Pelicioli enquanto atuava no cargo público de superintendente da Região da Efapi, cumulava referida função com a de representante do deputado estadual Gelson Merisio (PSD), bem como, coordenador de sua campanha política”.
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Chapecó se manifesta publicamente favorável a decisão judicial e lembra que a denúncia originária que resultou na ação civil pública contra Dalmir Pelicioli (PSD) foi articulada pelo então vereador Marcelino Chiarello (PT), morto em novembro de 2011, em situação ainda não esclarecida. O Partido dos Trabalhadores ainda traz a memória da população de Chapecó que Dalmir Pelicioli (PSD) foi afastado do cargo judicialmente da Superintendência da Efapi em 2011 por conta das denuncias apuradas pelo Ministério Público.
É importante salientar ainda que Pelicioli responde a outras dez ações civis públicas e duas ações penais, por crimes diversos, como improbidade administrativa, peculato, formação de quadrilha e falsidade ideológica. A decisão condenatória estabelece a verdade sobre os fatos e traz a luz da comunidade chapecoense às práticas nefastas de um determinado grupo político ao erário público que se aproveitou dos espaços públicos para benefício próprio.

Executiva do PT Chapecó

Denúncia de Marcelino Chiarello condena Pelicioli três anos depois

Trabalho de Marcelino ainda traz justiça. 
Depois de três anos de tramitação, a denúncia do então vereador Marcelino Chiarello (abruptamente assassinado, em 28 de novembro de 2011), resultou na condenação do vereador Dalmir Pelicioli. Marcelino formalizou denúncia, em meados de 2011, e, agora, o juiz Selso de Oliveira condena o vereador Pelicioli (PSD), por improbidade administrativa. O vereador foi sentenciado e perde os direitos políticos, por oito anos (não perde o mandato, fica inelegível), além de ter que pagar multa, sendo, também, proibido de contratar com o poder público. A sentença judicial vai além, quando determina que Damir Pelicioli não pode receber benefícios fiscais, ou de créditos, por dez anos, sendo obrigado a reparar o dano aos cofres públicos, na ordem de R$ 46.083. O valor corresponde ao que teria sido retirado, dos cofres públicos, a partir da aprovação de subvenções às entidades beneficiadas, na época que o vereador ocupava o cargo de subprefeito do Bairro Efapi.
A decisão judicial partiu das investigações realizadas, através da denúncia formalizada pelo então vereador Marcelino Chiarello.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Comemorados os 25 anos da Escola de Pais em Chapecó

Nesta sexta-feira à noite, acontece importante evento, para comemorar os 25 anos da Escola de Pais, em Chapecó. O vereador Cleber Ceccon participa do jantar festivo, nas dependências do Clube Recreativo Chapecoense.
Autor do Projeto de Lei Nº 217/13, que institui, no Calendário Oficial do Município, a “Semana da Família”, a ser comemorada anualmente, no mês de agosto, com início no “Dia dos Pais”, o vereador Cleber vai manter parceria com a Escola de Pais de Chapecó. Na semana que vem, deverá acontecer reunião, para tratar dessa parceria, que será desenvolvida através de palestras ministradas pelos integrantes da Escola de Pais de Chapecó.
Para tratar dos interesses da família, de uma forma mais ativa, a Escola de Pais do Brasil promove círculos de debates para discutir, com os pais, suas necessidades, suas dificuldades e propor alternativas de solução. Essas reuniões são realizadas em escolas, clubes, empresas, igrejas, ou em qualquer lugar onde haja a possibilidade de reunir pessoas preocupadas com a educação de filhos.
De forma voluntária, Casais Coordenadores ministram os círculos de debates. Esses casais são preparados em Curso de Aperfeiçoamento e Treinamento (CAT), e se atualizam, constantemente, através de reuniões de estudo, debates de livros, revisões semestrais, Seminários e Congresso Nacional.

Vereador Cleber na abertura do Seminário de Formação Continuada na FCD

 
O vereador Cleber Ceccon esteve, na manhã desta sexta-feira (04/04), na abertura do I Seminário de Formação Continuada: Políticas Públicas e Monitoramento da Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências, realizado na sede da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência do Brasil - FCD Chapecó. A organização do importante evento foi da Federação das Fraternidades Cristãs de Pessoas com Deficiência do Brasil – FCD Brasil - e da equipe de coordenação da FCD Chapecó/SC. O I Seminário de Formação Continuada: Políticas Públicas e Monitoramento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência aconteceu na sede da FCD/Chapecó, no Bairro Esplanada,
O Seminário tratou sobre os temas: Gestão de Políticas de Direitos das Pessoas com Deficiência; Aspectos Históricos e Dispositivos Legais da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência; Gestão, Financiamento da Política e Aplicação dos Dispositivos Legais.

Vereador Cleber participou de formatura dos acadêmicos da UFFS

Sábado passado (29/03), o professor e vereador Cleber Ceccon representou a Câmara Municipal de Vereadores, prestigiando a formatura da primeira turma dos Cursos de Filosofia e Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó. A primeira formatura, com cerimônia, do Campus reuniu autoridades, comunidade acadêmica, familiares e amigos, no Hotel Lang Palace.
Trata-se de um marco histórico para a Universidade e para todos os formandos/as, que conquistaram, com muito esforço e dedicação, mais um passo em suas vidas, através do curso superior gratuito e de qualidade. A conquista é meritória, também, aos Movimentos Sociais, igreja, pastorais, sindicatos, lideranças, que, na ousadia e na teimosia, tornaram essa Universidade, uma realidade para a nossa região. Os frutos estão aí, aparecendo a cada dia. Parabéns à UFFS e a todos/as os/as formandos/as.
 
 
 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A verdade sobre o asfalto em Chapecó

  Compartilho com todos as informações colhidas nos documentos oficiais da CPI do Asfalto, que o relatório oficial não mencionou. A bancada de oposição tomará os encaminhamentos junto ao Ministério Público, Tribunal de Contas e Justiça Eleitoral.
Embora a base do governo Caramori tenha votado pelo arquivamento do relatório, nosso compromisso é com o cidadão chapecoense, que foi enganado, no processo eleitoral de 2012, com promessa de asfalto rápido, e aguarda até hoje pelas obras.

Vereador Cleber Ceccon - PT

 

ISENÇÃO DO IPTU: COMUNICADO IMPORTANTE

Você sabia que existe uma lei, no Município de Chapecó, que dá isenção ao pagamento do IPTU, para proprietários de um único lote, e que o salário não ultrapasse 2(dois) salários mínimos?
Veja os documentos necessários, para encaminhamento de pedido de isenção de IPTU:
- Para EMPREGADOS (última folha de pagamento e Carteira de Trabalho);
- Para APOSENTADOS ( extrato de benefício ATUALIZADO, retirado no INSS);
- Documentos Pessoais: Identidade e CPF;
- Comprovante de titularidade do imóvel, como escritura, ou contrato de compra;
- Comprovante de Residência atualizado, como luz, ou água;
- Em caso de pessoa com doença, apresentar comprovante de gastos médicos;
- Em caso de pessoa portadora de necessidades especiais, apresentar laudo médico;
- Em caso de falecimento do proprietário, apresentar certidão de óbito;
Encaminhar o pedido ao Setor de Tributos da Prefeitura Municipal de Chapecó, de 1º de abril a 31 de outubro.
Caso necessite de ajuda, ao encaminhar a papelada, nosso o gabinete do vereador Cleber Ceccon está à disposição, para auxiliar, através do fone 3361-1457.

Transporte coletivo em debate na UFFS

O professor e vereador Cleber Ceccon participou, na tarde de quarta-feira (02/04), de reunião com dirigentes da Universidade, representante das empresas do transporte coletivo, representante do governo municipal, representante do DCE, a fim de debater sobre o transporte coletivo à Universidade, na sede da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS. O vereador lembra que, no ano passado, foi realizada reunião de trabalho, quando foi criada comissão para acompanhar o transporte coletivo daquela instituição, tendo em vista a grande demanda que se desloca, diariamente, à Universidade Federal, entre acadêmicos, técnicos e professores, ultrapassando mais de três mil pessoas.
Durante a reunião, os estudantes da UFFS reivindicaram aumento no número de horários, principalmente, nos horários de pico. Também, manifestaram a importância de aumento de horários de circulação de coletivo, além de mais ônibus, em razão da super lotação registrada. Na saída da reunião, o vereador Cleber reafirmou que “é preciso que o serviço prestado pelas empresas de transporte melhore e facilite a vida dos estudantes, oferecendo um serviço pontual e de qualidade”.
 
 
 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Mais de mil trabalhadores em educação participaram do Grande Ato Macrorregional em Chapecó

O professor e vereador Cleber Ceccon, Conselheiro da Coordenação Regional do SINTE de Chapecó, participou, na tarde desta quarta-feira (02/04), do Grande Ato Macrorregional do SINTE/SC, em Chapecó, que contou com mais de mil trabalhadores, na frente da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Chapecó. O importante evento reuniu diversos representantes das Regionais do SINTE de Chapecó, Caçador, Videira, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, São Lourenço do Oeste, Concórdia, Maravilha, Palmitos e São Miguel do Oeste.
O objetivo do Grande Ato foi chamar a atenção do governo do Estado, para que retire, imediatamente, a Medida Provisória, encaminhada, há poucos dias, à Assembleia Legislativa, onde parcela o pagamento do reajuste do Piso Nacional, sem cumprir compromisso assumido com o SINTE/SC, durante a greve de 2011, para atender as reivindicações da entidade:
- Reajuste na carreira, sem parcelamentos, conforme a Lei do Piso, retroativo a janeiro/2014;
- Descompactação da tabela salarial, valorizando a carreira do magistério, não apenas porque é preciso estimular os atuais professores, mas como um indicativo para as gerações futuras quanto à opção pela carreira do magistério;
- Revogação do decreto das progressões (3593/2010) e abono/anistia das faltas de todas as mobilizações, como forma de, junto a outras medidas, construir um ambiente mais perene de paz, criando condições para a melhoria das condições de trabalho ;
- Revisão da Lei 456/2009 (Lei dos ACTs).
Após as manifestações das lideranças do SINTE/SC, das Regionais reunidas e das demais lideranças sindicais, sociais e políticas, foi entregue ofício ao diretor geral da SDR de Chapecó, Gilberto Ari Tomasi, que protocolou o seguinte documento:
Diante da atual conjuntura da educação pública do Estado de Santa Catarina, os trabalhadores em educação, representados pelas Coordenações Regionais da Macrorregião Oeste e parte da Macrorregião do Planalto do SINTE/SC, com apoio de entidades sindicais de trabalhadores, movimentos sociais, autoridades educacionais e políticas, vêm por meio deste solicitar à V. Sª que interceda, junto ao Governador do Estado, para atender as justas reivindicações da categoria dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina:
- Reajuste na carreira, sem parcelamentos, conforme a Lei do Piso, retroativo a janeiro/2014;
- Descompactação da tabela salarial, valorizando a carreira do magistério, não apenas porque é preciso estimular os atuais professores, mas como um indicativo para as gerações futuras quanto à opção pela carreira do magistério;
- Revogação do decreto das progressões (3593/2010) e abono/anistia das faltas de todas as mobilizações, como forma de, junto a outras medidas, construir um ambiente mais perene de paz, criando condições para a melhoria das condições de trabalho ;
- Revisão da Lei 456/2009 (Lei dos ACTs).
Amanhã (03/04), às 14 horas, conforme ofício emitido pelo Secretário de Estado da Educação, será realizada audiência, em Florianópolis, com representantes do SINTE/SC e o Secretário Eduardo Deschamps. É fundamental que o governo apresente propostas claras, sem caráter protelatório, como tem ocorrido, desde as negociações, após a greve de 2011. Lembramos que o Governador e o Secretário de Educação assumiram o compromisso, por escrito, que atenderiam as reivindicações da categoria, e não o fizeram. Hoje, praticamente nossa pauta é a mesma da época, pois o governo prometeu, e não cumpriu.
Em razão de tantas dificuldades e empecilhos, na luta por seus direitos, os trabalhadores em educação de Santa Catarina apresentam desânimo e frustração. Se, por um lado, a categoria tem consciência da responsabilidade e do compromisso profissional, na formação dos cidadãos catarinenses, por outro, sofre, a cada dia, sem vislumbrar perspectivas para o seu futuro profissional.
É justamente por isto que apelamos à V. Sª, para que, enquanto interlocutor, junto ao governo do Estado, solicite ao Governador que reavalie a Medida Provisória do reajuste parcelado e as demais reivindicações, levando em conta a importância da educação para a sociedade, tanto para o momento presente, quanto para o futuro, destacando que a riqueza econômica do Estado de Santa Catarina assegura a possibilidade de melhorias.
O magistério catarinense continua atento, em estado de greve, mobilizado, e na expectativa de atitudes justas de valorização ,por parte do governo do Estado.

Chapecó, 02 de abril de 2014.
Contando com seu apoio, subscrevemo-nos,
Respeitosamente,

(assinam o ofício: todas as lideranças presentes no Ato Macrorregional, em Chapecó)”